AUTOCONSUMO
Produza A Sua Forma de Poupar
O Autoconsumo (UPAC - Unidades de Produção para Autoconsumo) consiste na produção de eletricidade para consumo próprio, em instalações que podem, ou não, estar ligadas à rede elétrica de serviço público (RESP) .
Devido aos avanços tecnológicos registados no sector fotovoltaico os custos de produção da energia fotovoltaica baixaram de forma significativa. Atualmente o custo médio da energia produzida por um sistema fotovoltaico, com uma vida útil de pelo menos 25 anos, é mais baixo que o custo da eletricidade fornecida pela rede pública. Se considerar o aumento constante que se verifica no custo da energia, constata-se que o Autoconsumo é hoje a melhor solução para diminuir a fatura energética.
Alguns aspetos a ter em consideração :
- Os custos de produção de uma solução fotovoltaica estão a decrescer;
- Os custos da energia elétrica do sector residencial e do sector secundário ou terciário estão a aumentar e será uma tendência constante.
- A produção de energia através da energia solar é uma das opções menos dispendiosas em comparação com outras fontes de produção de energia.
- Facilidade de instalação
- Fiabilidade da Solução
O Autoconsumo é um investimento seguro, em que a rentabilidade é garantida pelo valor da energia – cada vez mais elevado - que o cliente deixa de comprar à rede. A dimensão das instalações e o investimento associado podem ser adequados aos seus objetivos, variando desde algumas unidades até centenas de quilowatts.
Esta solução energética pode ser implementada no setor da habitação, serviços, agricultura ou indústria. O enquadramento legal para o Autoconsumo em Portugal é feito pelo D-L- nº 153/2014.
A Ambiene tem à sua disposição soluções de fácil instalação, ajudando também em todos os procedimentos administrativos eventualmente necessários.
Consulte a Ambiene - Efficient Energy para mais informações sobre as Soluções de Auto Consumo.